terça-feira, 8 de novembro de 2011

2. Produções a patir do filma Olga

“OLGA MUITAS PAIXÕES”

Olga uma alemã de espírito judeu, que pertencia a uma família de classe social elevada. Ela lutava por seus ideais independentes de cor ou raça; pois segundo os comunistas todos somos iguais.
No decorrer do filme Olga conhece Luis Carlos Prestes, por quem se apaixona, e desta união nasce uma linda menina camada Anita. Separados, sobrevivem um tempo sem se comunicar através, por uma carta, anuncia que está grávida, e logo após é levada para a prisão na Alemanha e Prestes fica igualmente preso no Brasil.
 Dona Leocádia, que nunca desistiu de lutar pela libertação dos pais de Anita. Realizou campanhas de divulgação do ocorrido com Olga, mãe de Prestes foi muito importante na política, pois foi através dela que o caso Olga chegou aos órgãos internacionais, e assim providenciasse para que a menina fosse entregue a família de Prestes, Anita foi cuidada pela avó e por uma tia.
Uma coisa muito importante do filme era perceber o contexto político que se passava na Brasil e na Europa. No Brasil se vivia o totalitarismo de Vargas “o pai dos pobres”, por cima de milhões de corpos de judeus mortos.
Na Europa o nazifascismo, uma política cruel que tinha como base o racismo a humilhação a perseguição, que destruía sonhos, torturava cada pensamento e esperança de ser livre. Olga morreu em 1942 em uma câmara de gás.


Texto produzido a partir do Filme OLGA – Projeto PACIPEN

NOSSA OPINIÃO: Olga foi um exemplo de mulher forte, corajosa que lutou por seus ideais, e que tinha em sua cabeça a clara certeza na sua luta ultrapassaria qualquer fronteira, sua morte quando ocorresse não seria em vão.
Esse trabalho foi importante, pois percebemos a importância da luta por um ideal, entendemos de forma diferente o governo Vargas, e ainda o povo judeu, negros, deficientes, homossexuais, pois todos os seres humanos devem se respeitados independente de tudo que ele escolha para sua vida, temos que ter chance de ser livres e felizes.

Nome: Fernanda e Thaynara
T. 91
Disciplina de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário