terça-feira, 14 de agosto de 2012

Viagem as Missões pelos alunos


Marcelo Najar Dutra - turma: 81

             Nas missões jesuíticas, nós do Colégio Padre Nóbrega vimos muitas coisas interessantes como o que me chamou mais atenção, o cemitério onde eram sepultados os índios, a casa das viúvas onde moravam mulheres viúvas e também lá morava índios órfão, todas essas informações recebemos na aula de campo que tivemos durante a visita.

Também vimos o show de luzes que lá contava toda a história das missões Jesuíticas, com luzes efeitos sonoros e locutores contando toda a história de luta do povo que vivia na região.

Nas missões tem muito artesanato produzido pelos índios guaranis, eles vendem flechas, lanças, colares brincos e outros objetos.

Sugiro para todos irem conhecer as Ruínas das Missões em São Miguel, é culturalmente muito interessante, é diversão para todas as idades.

Para quem quiser ir lá, sugiro que leve muita roupa quente, porque é frio pra caramba.

             


Luana Ribeiro e Paola Deolindo – turma 81

Nós achamos que a viagem foi ótima, pois conhecemos um lugar novo, onde encontramos um território histórico e cheio de culturas indígenas e até hoje os índios naquela região ganham seu sustento com o seu trabalho artesanal, que é passado de geração em geração.

É impressionante pensar que todos aqueles monumentos foram construídos a mãos nuas, também é incrível como o mesmo influência na história e na formação do nosso estado. Os índios que eram donos da terra por direito até hoje podiam viver lá, se os espanhóis não tivessem passado as terras para os portugueses, os índios tiveram que lutar e mesmo assim não conquistaram o que era seu por direito. Mas nada foi em vão, pois hoje ficaram as ruínas e as histórias para todos nós saber o que se passava por lá naqueles tempos .  





 Matheus Lourenci – turma 81

          A viagem as Ruínas de São Miguel, realizada pelo PACIPEN, foi importante para que nós pudéssemos conhecer a história mais de perto, pois lá era cheio de ruínas e lugares incríveis, lá foi onde índios lutaram por sua liberdade, pois aquela terra era deles.

         No ônibus, foi muito divertido teve banda, enfim, muito legal.

  

Julia Prestes - turma: 72

Na viagem para as Ruínas de São Miguel, nós fomos na praça, na igreja em Santo Ângelo, depois fomos ao museu da cidade.

Na cidade de São Miguel, nós ficamos o maior tempo da viagem, no estacionamento brincamos, visitamos a loja de artesanato em quando esperávamos para começar a visita, primeiro a guia deu uma explicação sobre as missões mostrando uma maquete com todo o território usado pelos padres e pelos índios guaranis de lá.

Nós entramos no parque, lá a guia nos explicou cada espaço, como a catedral, o cemitério, a casa das viúvas, o pátio, nos explicou como os lugares eram dentro da catedral e fora dela.

Depois nós fomos jantar e fomos ao show de som e luzes, e fomos embora. Adorei a viagem.

  

Caroline Reis - turma 72

A viagem foi muito legal, primeiro nós fomos ao museu e na Igreja em Santo Ângelo, que fica na praça central da cidade, nós também fomos à pracinha.

Depois quando nós fomos para ver as ruínas, não estava aberto ainda, mas daí nós fomos a uma lojinha onde tinha várias coisas legais e interessantes.

            A visita as Ruínas foi feita com uma guia, para nos explicar tudo que estávamos vendo, primeiro nós fomos ver uma maquete onde mostrava toda a organização um mapa dos lugares, depois nós fomos a antiga Igreja onde nos foi contado sobre uma lenda de uma cobra que matava os bebes guaranis, conhecemos também o lugar do cemitério, a casa das viúvas, a cadeia. Aprendi muito. Foi muito legal!!!!



Luiza Comoreto – turma 72

A viagem foi muito interessante, nós conhecemos a Ruína da Igreja de São Miguel, depois o museu, onde há várias esculturas em madeira, preda, e barro, que os próprios índios fizeram, a conhecida Arte Missioneira. Depois de ter aprendido mais um pouco sobre isso, saímos caminhando por entre as paredes das Ruínas da missão jesuítica de São Miguel, tudo era tão lindo.  

  

Camila Gregolin - turma:92    

A viagem de estudos para a cidade de São Miguel em específico as Ruínas das Missões jesuíticas ajudou para a nossa aprendizagem em quanto alunas (os)  aprendemos sobre os a missão dos padres e seu trabalho com os índios guaranis, onde e como eles construíram casas de pedras, seu modo de vida.

Acho que a visita também ajudou todos nós alunas (os) a fazermos nossos trabalhos, alguns fizeram maquetes, outros textos, outros fotografias, vídeos.  Essa maneira de aprender ajudou a nós alunos, a termos mais conhecimentos reais sobre a história construída pelos índios guaranis e pelos padres jesuítas.

A viagem do PACIPEN proporcionou saber como todos os indígenas vivem. E vimos, e aprendemos sobre seus costumes, o que eles comiam e bebiam, a roupa que vestiam, e muito mais.



Luiz Gustavo Segalla – turma 92

Adorei a viagem pra as Ruínas das Missões em São Miguel RS, foi muito divertido e o lugar é lindo.

Eu aprendi várias coisas que me ajudaram a compreender melhor as aulas, tudo foi muito bem organizado, adorei e não vejo a hora de ter outra viagem de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário